O Metalcore e Jesus

Por Wendell Penedo
23/03/2009


Eu entendo o Metalcore. Entendo essa confluência de coisas pesadas que acabaram resultando na existência desse estilo que parece agradar muito aos emos jovens de cabelos modernos.
Agrada um pouco a mim.

Só tem uma coisa que me irrita muito nessa história toda, que é essa presença cada vez maior de bandas assumidamente cristãs nesse cenário. E eu não dou a mínima para essa discussão religiosa. Eu até gosto da ficção da Bíblia, mas prefiro Frank Herbert.

Deixa eu contar um segredo, que algumas pessoas insistem em ignorar:
Existe um motivo simples, que explica por que religião e música pesada não combinam: seja lá nos primórdios das worksongs, ou posteriormente com os hippies, até chegar nas manifestações mais contemporâneas e radicais, a música que se convencionou chamar de rock, e depois foi se modificando até chegar no metalcore ou além, é essencialmente uma música que questiona, se opõe ao poder vigente, às contradições e a podridão desse poder, seja ele qual for.
Existe um braço religioso responsável por parte do surgimento do rock? Claro! Muito músicos se criaram dentro das igrejas prostestantes, com seus cultos fervorosos, coisa que acontece até hoje, dê uma olhada no monstro que toca bateria no The Mars Volta, Thomas Pridgen. Saiu da igreja.

Não há problema nisso, afinal acaba simbolizando uma espécie de blasfêmia, que sai da casa de Deus para abraçar os braços do Diabo. É como o Marduk, uma horda banda suéca de black metal, que usa o nome de um deus, simplesmente pelo efeito sedutor da blasfêmia.

Agora, o contrário é no mínimo contraditório. Nem to falando do Glenn Benton, que para muitos parece um idiota, mas para mim parece um tio muito do tranquilo que finalmente se livrou de uma estupidez que parecia crônica. Meu irmão me contou que em um dos shows recentes do Deicide no Brasil, ele até tocou AC/DC entre as músicas. Tá, é estranho, mas não quero falar disso. Boa sorte pra ti Benton!

O que me fode a cara são esses moleques do metalcore, que têm influência de Slayer até os ossos, mas abre a boca pra falar de JC. Olha, existem lugares para se conversar determinados assuntos, você precisa respeitar teu público afinal. Eu admito que o Slayer é apenas uma figura simbólica, o que mostra que os membros não são meros idiotas, mas percebem o poder da ideia, não da conduta pessoal propriamente dita. Quem viu o Tom Araya falando que escolheu "God Hate Us All para o título, pois soa bem" sabe do que eu estou falando.

Mas o fato de ser só a casca faz com que as reflexões que você teve ouvindo The Antichrist sejam menos poderosas? Claro que não, e nem vamos falar dos músicos, pois Slayer é antidesportivo.

A palavra é contestação. A música pesada é o antro da contestação, pois praticamente tudo o que há de errado já esteve retratado em belíssimos discos. Desde discussões sobre drogas até questões políticas, a música pesada sempre representou a voz de alguns poucos que tiveram a coragem para gritar. Jesus no meio disso é feio, assim como é feio Jesus sentando aos poucos no planalto, ocupando cadeiras com um exército de zumbis como guarda costas e financiadores. Eu acho que Jesus tem que fica no lugar dele, lá naquelas página de ficção.

Eu gosto da contradição, mas não assim. Quer ver como sempre dá pra melhorar as coisas? Uma das bandas mais legais de metalcore que já ouvi se chama Lamb of God.

É disso que eu estou falando.

* Mais informações: http://cafecomcigarros.blogspot.com/

  • Hudson disse: _

    Aonde quer Chegar?
    Que argumentos são essas? o Rock ou o Metal tanto faz, tem dito tanta coisa... PQ não falar de JC? É por isso (por esses argumentos) que os Rockeiros, metaleiros, Headbangers ou seja lá o que for, são tachados de Satanistas, ou algo do tipo!!
    03/08/2010 - 13:15
  • Awtrony disse: _

    Eita...
    Tipo eu escuto metal deste pequeno, e por causa da minha familia acabei me tornando católico, n vou a igreja, a mto tempo, mas vcs tem q respeita a cima de tudo o outro, principalmente na religião, pois não há provas concretas nem da ciência nem de nenhuma relligião, TODOS tem mtos buracos, tanto q é por isso q n vou a igreja a uns tempos, porque já achei mtos buracos na biblia.
    Mas n eh q o salmo 150 q o carinha comento lá em cima, eh verdade msm, leiam.
    02/08/2010 - 21:04
  • Fabio disse: _

    Conhecimento
    O que você disse sobre musica está correto, mostra que tem dominio do assunto, mas está completamente sem noção no que fala de Jesus e Igrejas. O protestantismo existe para ir contra o sistema e a sociedade moderna, o problema de quem não vive o Cristianismo é que acham que Deus é um velinho, bonzinho, calminho... e não é isso, ele é o Deus da guerra, da justiça, da força e do Poder. Protestar e abrir os olhos dos cegos é função da musica pesada e do Cristianismo que eu sigo e acredito, por isso vejo total associação com as duas coisas.
    23/07/2010 - 13:08
  • Petti disse: _

    Entenda
    Meu amigo, pelas palavras ditas em seu texto vc nao conhece nada de biblia... Primeiro que se vc sentir metade da dor que Jesus sentiu vc gostaria de ouvir Aline Barros cantando A Marca da Promessa... Brincadeiras a parte saiba que tem partes na biblia que sao muito fortesm para vc e sua mentalidade fechada... Amigo nao precisa criticar respeite, nao gosto que vcs adorem ao amor carnal e ao capeta ou que adorem ao nada mesmo, mais vc nunca vai me ver ridicularizando com mentiras oq vc tanto gosta... Olhe bem, as musicas de cristas podem ser mais fortes que musicas "satanistas". Eu Oro por pessoas como vc todos os dias, sabe pq? Pq lembra da dor que eu te falei? Jesus sentiu todas as dores do corpo por vc tambem... Amigos fiquem na Paz de Deus...
    01/07/2010 - 09:10
  • Paulo Douglas disse: _

    Aprenda.
    A visão de bandas cristãs é um positivismo ate pra musica rock meu brother Jesus mostrou que não veio para os são e sim para os '' doentes '' ele não distingue a musica em si e sim a entregar q o individuo faz em seu momento de louvor,então leia Salmo 150 e vc encontra margem para a musica rock como outras estarem sendo aceitas na casa de meu Deus.Que esse Deus bondoso possa te iluminar mesmoquando vc não acredita nel...
    14/05/2010 - 09:22
  • Washington disse: _

    Zé ruela!
    Pesquise mais um pouco antes de falar tanta porcaria!
    06/05/2010 - 11:12
  • vinicius disse: _

    meio simplorio neh?!
    a musica não tem essencia por si propria. a musica não é uma ideologia em si mesma.
    qual foi a divindade detentora de TODO O PODER E AUTORIDADE, que acorrentou desde o sempre, o metal às blasfêmias e heresias? por certo foi a mesma que restringiu a MPB à Sapatões com suas vozes graves seus violões a tira-colo.
    Se eu fosse vc começaria a criticar a grande "incoerência" dessas usurpadoras heterossexuais que insistem em aparecer, vez por outra, no cenario musical brasileiro!

    Quer dizer que soh pq o metal originalmente era um vomitador de blasfemias ele deve ser o mesmo ateh hj? cara nem tudo que começa uma merda, tem que terminar uma merda... naturalmente as coisas evoluem, e perdem o seu sentido original. ou vc pensa, por exemplo que o sexo só deve ser praticado para seu objetivo original? soh pra procriação?
    Não me leve a mal... mas não há nada de original ou criativo nesse teu texto, pelo contrario, é um texto tipico de emos, digo, jovens que se submetem a condição de escravos de seus gostos musicais!
    experimente uma postura diferente... olhe nos olhos do metal, de suas roupas pretas, de sua franjinha (ops rs), e diga quem manda em quem! quem depende de quem!
    o metal fala do que eu quiser, porque o metal não tem uma essência, a não ser aquela que EU dei a ele! e vc tb pode dar!
    12/01/2010 - 19:39
  • marcos disse: _

    perca de tempo
    o gente vamo parar com esta discussao ,pois tenho amigos evangelicos ,catolicos ,ateus ,satanistas ,e nem por isto fico discutindo algum tipo de crença, pois de um deles e o dono da verdade so existe conversa mas a nossa unica certeza e a morte alias eu levo a minha vida tranquila nao sou preso a religioes e seus dogmas ficar discutindo este assunto e perca de tempo e vao escutar heavymetal e fica tudo bem rsrsrsrr
    03/09/2009 - 15:21
  • Arthourius disse: _

    Isso!
    Ótimo texto, meu caro! É incrível como seu ponto de vista é parecido com o meu.
    A meu ver, o metal é um estilo que se diferencia dos outros por tratar de temas que a maioria das pessoas ignora ou tenta fingir que não existem: contestação, raiva, amor carnal, ódio, ultraromantismo, dor, etc... Acho que a temática pró cristianismo é algo muito "levinho" e clichê para estar presente nas letrar do Metal.
    26/07/2009 - 02:15
  • Ju disse: _

    erm
    a diferença de uma banda com letras cristãs e uma banda que faz apologia a deuses nórdicos é APENAS que os cristãos querem que você vá e ame jesus por ele ser 'bom' enquanto tantas outras crenças/religiões/etc estão em músicas pelo valor mitológico, honra aos ancestrais que seguiam essas crenças, etc
    isso sem falar na questão monetária. conquistar ouvintes de metal cristãos dando duas vezes o que eles querem (a música e a 'mensagem') é lucrativo.
    ou seja, nesse aspecto as cristãs são, definitivamente, mais imaturas, no geral, obvio. excessões existem.
    19/06/2009 - 18:38
  • amanda aureliano de olive disse: _

    néw
    eu amo vcis caras
    11/06/2009 - 17:29
  • Leonardo disse: _

    senhor da verdade?
    O meu comentário pro seu texto é: ficou um lixo.
    Se você tem interesse na Bíblia, ainda que como "ficção", experimente lê-la de olhos abertos. Aí você perceberá que Jesus foi um cara contestador e que bota juntas todas essas bandas de rock que você citou como bons exemplos do "rock contestador" no bolso. Jesus FEZ, Ele PÔS EM PRÁTICA certas coisas que essas bandas, por mais pseudo diabólicas que seja, só tem no Discurso.
    Eu gosto de Lamb of God, mesmo vendo a postura deles de crítica ao cristianismo. Gosto de outras também. Uma que vale a pena ouvir é o Bleeding Through, que não é cristã, mas que fazem muitos shows com uma excelente banda assumidamente cristã, que é o Sinai Beach (recomendo MUITO ouvir). São bandas que chegaram num patamar de reconhecer que não existem 'donos' dos estilos musicais, e que qulaquer um pode pegar, fazer, e dane-se o que vão pensar. Eles abrem a boca e a vida pra falar de JC e respeitam em muito o seu público, pois tá lotado, tá abarrotado de cristão convicto em todos os segmentos do rock, inclusive esse do Hardcore/Metal. Além disso, tem cada vez mais gente amadurecida e que assume que não existem 'donos' do rock. Tem rock que não contesta, que só fala de romance. Tem rock que só fala do demônio, como se isso por si só fosse contestar alguma coisa. Tem inclusive muita banda que não se assume cristã ou algum 'rótulo', mas que põe Deus no meio das músicas pq eles acreditam em Deus, em Jesus, mas isso não é o centro das músicas deles.
    Enfim, falou besteira e deveria ter visto melhor o assunto antes de escrever. Eu sou cristão - como grande dos que comentaram aqui também o são - ouço som de todo tipo e espero respeito às bandas que são cristãs.


    --
    Ah, só uma coisa que eu não entendo: são esses cabelinhos que vários caras e minas estão usando agora. Esse som não é som pra emo. Mas esses cabelinho.... dá licença mesmo..
    07/06/2009 - 13:09
  • NandoMiyazaki disse: _

    Vejamos Assim...
    Gosto musical, Crenças e etc... enfim, tudo isso é relativo, há quem diga que Jesus não existiu ou que a biblia seja ficção, o que não eh verdade uma vez que a existência de cristo pode ser provada históricamente, porém nada impede de acreditarem ou não em sua santidade, porém no minimo foi um grande homem e um poderoso lider.
    Sejamos realistas, muitas bandas ou pessoas procuram se destacar sendo diferentes de alguma forma, seja como forma de vestir, crença ou qualquer coisa do tipo. Porquê? Porque a humanidade quer se sentir importante, quer se sentir vista... Porquê será que conheço inumeros musicos hipócritas que fingem ser o que não são só porquê isso os faz se sentir melhor? Um exemplo? Bono Vox do U2, ele para os que não sabe é filiado e faz doações periodicas ao green peace... porém todos conhecem o famoso chapéu Cowboy de couro do cara... hunf, hipocrisia pura...
    O que penso dessa "Matéria", "Postagem" ou seja lá o que for e da maioria de seus Comentários? Pessoas que não tem um pingo de conhecimento cientifico ou até mesmo teológico no caso dos cristãos para falar qualquer coisa que seja, porém opiniões são apenas opiniões. E a minha é a Seguinte.

    MetalCore é um ótimo estilo, e muito bem trabalhado, tematica das musicas? Um pouco sem criatividade porém marca um estilo... mas afinal... existe algum estilo que tenha criatividade hoje em dia? Sim! talvez o Jazz e o Blues mas são raros os musicos no segmento.
    Metal em seu geral e todos seus Estilos, Generos, Segmentos e Rotulos são parecidos, e pouco importa se a banda fala de temática Religiosa, Politica ou Pessoal, desde que se marque aquilo que você é! Aquilo que você sente e aquilo que você pensa, isso é musica, nada mais que isso... Falo isso como o musico que sou.
    E aliás... a Biblia não é ficção, é um registro histórico milenar em sua versão original e deve ser no minimo respeitada, mesmo que não se acredite. Ela pode sim ter sido "editada" pela igreja no decorrer dos séculos porém não existem provas concretas da decorrencia disto apenas especulações, portanto senhor Wendell Penedo peço que antes de dizer bobagens estude a fundo o assunto, de forma a não dizer tais besteiras em nivel de estudante primario.
    06/06/2009 - 21:10
  • Rgr Costa disse: _

    Uma história
    Nasci e fui criado na igreja evangélica, ouvindo Vitorino Silva e Oseias de Paula, musicas que meu pai gostava.... Aos 12 anos conheci algo que mudaria a minha vida, Iron Maiden... Enchi meu quarto de cds do Guns, Pynk Floyd, Scorpions, Metalica, Deep Purple, Jimi Hendrix...

    Virei roqueiro, passei a odiar as musicas evangélicas que conhecia, só tinha porcaria (aos meus ouvidos), cabelos grandes e guitarra faziam parte da minha vida agora, mas...

    Conheço a palavra de Deus, e amo a Jesus Cristo e Ele é o centro da minha vida! Só não me encontrava com as músicas que até então, serviam para adorar ao Deus verdadeiro!

    Mais tarde, conheci bandas como o Oficina G3, Stryper, Resgate... do nível e são músicos tão bons e profissionais quanto os outros que eu gostava, e gosto... Da uma busca no youtube... Mas nunca vou colocar drogas na minha veia, nunca vou encher a cara como um porco e não vou me afastar da palavra de Deus, e do que é creio, pois em verdade eu O conheço!

    Não vou ser como um mente fraca que só diz que não acredita em Jesus pois alguma filosofia de outro hipócrita ou desenformado chegou aos meus ouvidos!
    04/06/2009 - 09:08
  • Evaldo disse: _

    Só rindo...
    Prefiro Frank Herbert à Bíblia... Um sujeito que escerve uma podridão dessas só quer aparecer mesmo.. pronto rapaz ja dei 2 min de minha atenção pra voce... clap clap clap.. palmas pra ele...
    29/05/2009 - 16:16
  • Lucas disse: _

    Pense nisso!
    Se exitem bandas de Black Metal, que falam de satã, porque não não existir bandas de Metal que falam de Deus? O Metal sempre está ligado a coisas ocultas, é um ótimo estilo para propagar seus pensamentos, ou seja, tanto satãnicos, cristãos, xiitas, budistas, nórdicos podem utiliza-lo para expandir sua ideologia!!! Mas isso não importa o que importa é o METAL, eu ouço As I Lay Dying, Stryper, Royal Hunt, e ao mesmo tempo, respeito o estilo Black/Death Metal, o importante é ir ao Show e pirar!!!
    29/05/2009 - 12:15
  • Rodrigo disse: _

    preonceito
    Wendell,
    voce enrlou enrolou e no fim, a impressão que ficou pra mim pelo menos, foi que voce como vários cristãos acham que existe alguma propriedade musical do diabo, chô te falar, não acho a bíblia uma ficção, a tenho como referência, curto música pesada, e sei que o fato de a maioria das bandas de rock mais extremo ter a intenção de "impressionar" de alguma forma, seja nas letras ou no visual, não quer dizer que isso só funcione pelo lado negativo. falar coisas contra Deus, falar de coisas obscuras, carnificina, drogas, sexo, ou conta tudo que não agrada a Deus, só depende de quem faz a música. Cabe a nós ouvintes escolher se o que apesar de bom musicalmente não condiz com as nossas opinões deve ou não fazer parte do que costumamos ouvir. Curto Tourniqet, Mortification, Extol, ZAO, Living Sacrifice, etc...e apesar de não concordar com tudo o que dizem, tb ouço, e muito, musicas de bandas não cristãs, apenas pela musicalidade e como disseram em outro comentário, pela emoção que a música pesada me proporciona, expelindo tudo que é dito e que não condiz com a minha conduta ou princípios!! Tente fazer isso.
    28/05/2009 - 12:06
  • rozana disse: _

    olá!
    EU particularmente me identifico com o rock ! cresci ouvindo Janis, Elvis,Beatles,etc...me converti mas DEUS não interferiu no meu gosto musical,ouço bandas metal cristãs bandas seculares tomo o cuidado para escolher as musicas lendo a letra antes !DEUS sabe que não consigo ouvir musicas que não me tragam emoção! alegria que me façam pensar refletir,Ele quando me vê não leva em conta meu gosto pessoal ele olha meu coração ! não posso engana-lo .
    20/05/2009 - 08:52
  • Miguell Nu Metall Angello disse: _

    O artista espressa ele...
    O metal faz parte da gente que curti,entende e faz.Não acreditar em Deus é coisa de quem tá cheio de duvida sem saber pra onde ir e pode acreditar que é isso,se é você essa pessoa você sabe o que é sentir raiva de quem ama.Viver só o Metal enloquece a gente acreditar em Jesus faz bem,por que nascemos com facilidade pra fazer o mal,como algumas letras dizem "Eu não vou deixar isso crescer dentro de mim"(Slipknot,Vermilion part 2) por que é isso que nos mata,não quero viver com essa duvida pra sempre Você qué.As duvidas são:Viver infeliz com Metal ou viver feliz com Metal,é só escolher,por que Jesus não muda nada na gente nós somos do estilo pesado Metal por natureza,vamos fazer Metal espressando o que a gente senti...
    17/05/2009 - 23:56
  • victor disse: _

    sem comentarios
    Wendell Penedo ,simplismente tentou expressar sua ideia e acabou cagando ,falou uma coisa q acha q tem razao e nao tem, essa é a questao as banda q falam de demonio ou seja la o q for , deixa eles falar de Deus ou seja la o q for , cada um passa a sua mensagem do jeito q quiser ,só digo uma coisa nao sou q nem os outros q escutam bandas de metalcore cristão e sai ai disendo ser cristão.Isso eu acho ridiculo!

    entao para todas as bandas seja falar de Deus ,diabo,politica seja lá o q for falar tem gosto pra tudo!!! e c os cara da banda falam deixem q eles falam existem fã pra tudo tantor pra Deus e tanto pra outras coisas !
    27/04/2009 - 01:48
  • pollyana jorge da silva disse: _

    Metal Cristão é uma piada
    O metal cristão não passa de uma piada de muito mal gosto, sempre existiu uma perseguição do cristianismo com relação ao rock e ao metal , considerados musicas do demônio, e de fato algumas bandas abraçaram essa causa,e por que diabos (q é o termo certo ) decidem criar um estilo que seria a mistura do metal com a religião, e o mesmo que criarem carnaval para Jesus, sendo que carnaval e a festa da carne!!

    São desculpas sem nenhum nexo, que algumas pessoas que se julgam cristãs usam para explicar por que escutam metal, creio que o certo a fazer é não dar ênfase a esse tipo de fantasia, Porra Se Você Quer Ser Do Mundo, Então Seja Do Mundo, Mas Não Fique Se Camuflando Por Traz Da Bíblia Por Que Como Todo Cristão E Anticristão Deve Saber Isso É Blasfêmia!!

    26/04/2009 - 03:54
  • Adriano disse: _

    fantasia
    Ambos deus e o diabo são meras fantasias. E o metal vive disso.

    Pra mim é só mais um tema como outro qualquer...
    22/04/2009 - 19:35
  • xTrancedooMx disse: _

    Ridículo!!!
    Na minha opinião, o cara q criou esse post deveria se tratar...
    Se o Rock e o Metal foram criados para falar sobre o que acreditam, então por que RAIOS pegam no pé do Metal Cristão??? Soh por q falam sobre Jesus, sobre uma mudança de vida??? Música é música, o que determina se eh satânico ou não eh quem fala nas letras, a música em si não tem preferência...é como uma faca: pode tanto matar alguém quanto salvar alguém....assim é a música.

    Meu amigo, o que vc tá falando é o que venho combatendo há anos: a típica opinião de gente que NEM CONHECE MÚSICA...soh pensam do lado de dentro da cachola!!
    PAZ!!!
    19/04/2009 - 09:56
  • Lorran Oliveira disse: _

    oi?
    "Metalcore" não é coisa nova não galerinha.
    18/04/2009 - 02:17
  • Thiago disse: _

    Felix
    O Felix disse tudo, sem mais.
    03/04/2009 - 09:39
  • HenDGe's disse: _

    REspeito,,
    Galera,,, Estilo naum muda salvação!!
    Entao,, fica de boa aew,,, reespeita a galera do metal cristão...

    Torço pra que se cure logo;;;;


    03/04/2009 - 00:30
  • Félix disse: _

    discordando totalmente
    A música é uma forma de arte que não deve nunca ser considerada "presa" a nenhuma ideologia. O som em si está lá e independe da letra ou das idéias. Música pesada é só contestação e não pode ser tocada por cristãos? Ok, então só quem é satanista pode usar blasting beat, riff trêmulo e fazer black metal.

    A opinião limitada de que só quem é satanista pode fazer o tipo de som que se convencionou chamar de black metal (uma opinião muito comum entre os "true" - true cretinos, isso sim) é idêntica à opinião do autor. Limitante e segregacionista. Claro que é estranho ouvir um cara dizer "eu amo jesus!" com vocal gutural, mas se é o modo do cara expressar sua opinião, deixa ele. Ou o metal é "propriedade" de um determinado grupinho?

    Por sinal, sou ateu e contrário à religião em todas as suas formas (inclusive o neosatanismo e seus derivados). Mas isso não me impede de ver o argumento como falacioso. Daqui a pouco vai ter cristão falando que ninguém mais pode usar corais nas músicas (no estilo moderno, com diversas vozes femininas e masculinas) pois eles foram originados na igreja e não tem nada a ver com a música pesada "de contestação". Faça-me o favor, né?
    02/04/2009 - 13:25
  • Thiago disse: _

    Raffa
    O que seria um estilo satânico? Música em si é só música, se é satânico ou do bem, são só convenções criadas por nós.

    A questão que você levantou de amar a Deus e depois ouvir Slayer não tem muito a ver com o debate, o debate é o uso dessa música pesada como forma de difusão da mensagem de Cristo e valores cristãos: Tal como desapego material, amor, caridade e também oposição ao sistema vigente.
    01/04/2009 - 12:26
  • arthur disse: _

    ..
    otimo texto.

    essa onde de jesus com som pesado, naum tem nada a ver, pelo som ser de contextação á idiotices sociais.
    01/04/2009 - 11:14
  • Paula Tejano disse: _

    VSF VTNC
    O New Metal morreu, restaram ainda uns gatos pingados, e agora a nova escória é o Metalcore. Pronto, achamos amiguinhos, venham chingar a galera do Core, vamos, somo maus, somo Bangers, deixa eu dar só uma chupadinha antes tá, aceitou?, ahh que maravilha, deixa eu virar, uhhhhhh!!!
    31/03/2009 - 22:30
  • ... disse: _

    ...
    a inveja mata...
    31/03/2009 - 22:16
  • Diego Felipe disse: _

    Lamento...
    Lamento que você pense assim, essas bandas não são aceitas nem nas igrejas tradicionais, porque pregam o verdadeiro Jesus, que veio para os doentes, como você meu querido.
    31/03/2009 - 22:10
  • Raffa disse: _

    op.
    Galera,

    A questao levantada sobre bandas que adotam estilos musicais, quase que satanicos, para adorar a Deus e´ interessante. Realmente muitas bandas tem usado desse argumento de que devemos adorar a Deus com musica nao importa d qual estilo, dicordo! Jesus disse na Biblia: "Nao podereis adorar a dois deuses ao mesmo tempo. Ou agradaras a um e desagradaras a outro." Da mesma forma e´ Deus, tem gente q curte slayer, canta suas musicas e depois diz que ama a Deus.... assim nao da´, Nao estou julgando ninguem apenas expondo o meu ponto d vista.

    31/03/2009 - 14:02
  • ... disse: _

    Comentário vazio...
    O comentário do autor do texto, além de pecar pela total falta de fundamentação em suas opiniões, também peca pelo simplismo com que embasa os proprios argumentos.

    Primeiro, como já foi dito por um cara lá embaixo, não pode-se dizer que Jesus tenha sido um cara que amava e defendia o sistema. As modernas pesquisas do "Jesus Historico" (detalhe: a existencia de Jesus não é contestada pela maioria dos estudiosos serios, somente contestam a parte sobrenatural da coisa) revelam que Jesus teria sido um grande revolucionario politico do seu tempo.

    Além do mais, no mesmo texto que em que vc diz que o metalcore é contestaçao, é liberdade, vc diz que NÃO se pode tocar metalcore para falar de Jesus. Ora, mas e a liberdade? Ou vc defende a liberdade sendo conservador?

    O fato é que a musica, como instrumento ideologico é como um copo vazio: se coloca dentro dele a ideologia que quiser, dentro dos propositos que se deseja alcansar.

    Além do mais, algo que vc deve refletir é: geralmente, quem toca musica cristã pesada sofrem preconceito dentro da sua propria igreja ou comunidade. Não seriam eles tão libertários como vc quer que seja quem toca esses estilos???
    31/03/2009 - 13:07
  • jesus disse: _

    melhor ficar calado
    Escrever um texto desses, é como tentar ditar uma nova lei atraves de uma revolta que não traz benificio nenhum aos que tem cérebro. Sempre sem noção, você vai morrer rindo da própria ignorância, teu pior inimigo é tu mesmo criatura, e esse teu blog, puts, melhor ficar calado...
    30/03/2009 - 21:11
  • Bathmann disse: _

    impressão errada
    O problema é que todo mundo tem a imagem de que Jesus é aquela foto de um homem com cara inexpressiva, cabecinha inclinada e a mãozinha mostrando um coração sangrando. Ou ainda, fazem relação dele com as igrejas, representadas por alguns pastores safados e ladrões ou alguns padres pedófilos.

    A verdade é que Jesus era um revolucionário, um cara que, quando começou a trabalhar no que chamam de "ministério", foi direto pra sarjeta buscar só o lixo, pescador, cobrador de imposto, puta e agitador político. Pegou esses caras, e, através do seu exemplo de como ajudar os pobres e os abandonados, mostrou pra eles como fazer uma revolução através da verdade e do amor ao próximo. Nunca deixou de peitar os religiosos da época em público, colocou eles em xeque-mate, e os humilhou em suas próprias safadezas.
    Vamos parar de confundir as palhaçadas que as religiões organizadas fazem, com o que Jesus realmente foi.

    Creiam vocês ou não, eu respeito isso pra cacete, pois fé é que nem bunda, cada um tem a sua.

    No entanto, vamos ser pensantes e analisar o que tá escrito. A palavra é "contestação"??? Então, meus camaradas pensantes, e isso eu acho que a maioria dos ouvintes de boa musica são, leiam a bíblia e vejam. Seja ela ou não ficção - pra mim não é - Jesus foi um revolucionário, e o que ele mais fez foi CONTESTAR.

    Então, eu convido todos a analisar antes de escrever.

    Um abraço a todos

    BATHMANN
    30/03/2009 - 19:57
  • Erick disse: _

    que coisa
    o que você sabe de as i lay dying para estampar uma foto desta? sabe o que eles realmente pensam sobre o cristianismo? cresça, criança.
    30/03/2009 - 18:57
  • Vanessa (: disse: _

    Exelente!
    Os argumentos estão aí, expostos da maneira mais clara, seguindo a lógica mais rasteira, e ainda aparece gente suficiente pra cagar em cima do óbvio.
    30/03/2009 - 14:00
  • Dupin Morgue disse: _

    Obediência
    O cerne desse texto é: religião=obediência, ou seja, ela não condiz com os preceitos de liberdade da música pesada. Adorar e seguir regras, sejam elas em nome de Jesus ou Satã não combinam com o metal! Tentar juntar metal com religião é o mais puro engodo para aumentar o rebanho!
    30/03/2009 - 13:50
  • ... disse: _

    ...
    pra mim religião e música não tem que se misturar...o fato é que essa porcaria toda de religião só estraga o mundo e a cabeça das pessoas...principalmente essa parada de cristianismo...querem impor-nos essa doutrina em tudo e agora vêm citar essas porcarias no nosso precioso metal...se alguém quisesse falar coisas boas a serem seguidas é uma coisa, orientar não a violencia a amar o próximo e e tal tal tal.... não é necessário especificar a qual religião ou qual deus seguir isso é de acordo com cada um cada um crê naquilo que quiser mas usar o metal pra nos impor o cristianismo é realmente péssimo na minha opnião tbm....quem matou mais? nazismo ou igreja católica?
    30/03/2009 - 12:25
  • Whiskey disse: _

    .
    sem fundamento teu texto amigo.
    por mais cristãos que os caras do metalcore sejam, ainda nao ouvi nenhum louvor nas musicas, prova do As I Lay Dying.
    Os caras se dizem cristãos, porém em NENHUMA musica deles tem algo que fale em Jesus ou relacionados.
    Ser cristão é extra-musical, um não vai para o palco com o outro.
    30/03/2009 - 12:23
  • Rodolfo disse: _

    lixo
    Textinho sem vergonha, mal feito e arrogante. ZERO!
    30/03/2009 - 11:37
  • SAULO disse: _

    TEXTO UNILATERAL E IDIOTA
    texto bem típico de metaleiro que se tornou ateu depois de começar ouvir metal.
    Nunca vi problema algum em Jesus estar presente em música pesada. O universo é amplo e ser cristão não é apenas falar de Cristo, mas sim de problemas que existem no mundo, coisas que confrontam o homem com sua dura realidade, isso é muito possível. O foda que existe o paradigma de que bandas de metal tem que falar do demônio pra prestar, tem que soar depressiva e densa. Tem que levar a gente pra baixo, tem que falar de morte e sangue. Tem que ser podre ao extremo, tem que defender q nossa redenção está na morte. Isso é uma idéia completamente idiota e infantil, e acima de tudo, uma estrategia de como ganhar dinheiro em cima de idiotas como você.

    Escuto várias bandas cristãs, algumas são gêniais, preciso citar o Bride nos EUA. No Brasil, Fruto Sagrado, e sinceramente pra ser cristão, não precisa ser piega. Sei de uma coisa, o mundo é a merda que é pq falta amor no coração das pessoas, e o metal incita o ódio, mas para os cults, como o autor deste texto bizarro, falar do ódio é moderno, é bom, é heavy metal, é metalcore. Prefiro ser antiquado e continuar acreditando que o amor é o que pode tornar o mundo melhor, e se esse amor for dito através de bandas Cristãs, que bom. Que continuem.
    30/03/2009 - 11:20
  • Leonardo disse: _

    sem fundamentos
    na moral, eu sou ateu, odeio estes tipos de bandas de white metal, cristão não sei das quantas e etc... mas, este artigo não tem argumento algum, e tenta levar a sério um assunto que não deveria.
    30/03/2009 - 10:54
  • Drummer disse: _

    Argumento vasio...
    Nã creio ser contraditorio... o Jesus mesmo sendo pra alguns uma fábula, sentava com a galera que era despresada pela sociedade, fazendo o caminho oposto da religião, e exatamente os religiosos o perseguiam insesantemente, pelo fato dele "aparentemente" estar sendo contraditorio, mesmo assim ele andou com gente que era conhecida como a escoria e chamou os reliogosos de raça de viboras... Existe um equivoco cultural que a instituição "igreja" ajudou a construir infelizmente... e tudo que parecia ofender acabava sendo escumungado e até hoje é assim, afinal as verdades sobre as cagadas da igreja estava vindo a tona... os Rockeiros chegaram atrasados no que diz respeito falar mal de religião, pq o Jesus que muitos atacam foi o primiero a ir contra os laços proselitistas da religião... falta conhecimento pra certas criticas... e o Rock é muito bom pra ficar so na mão do capeta...
    30/03/2009 - 10:38
  • Thiago disse: _

    Nem tem dificuldade.
    A cena Metalcore atual é prendominantemente cristã.

    Tenho uma solução simples.

    Não gostou, não ouça.

    Se a banda tá aí é porque tem um públicoque curte a banda independente de suas filosofias, religião ou modo de vida.

    O metal trata dos mais diversos temas, porque não esse?

    Como disse antes e um parceiro disse anteriormente também, se o sentido é contestar o que é mais contestador do que uma banda que prega, Amor, caridade e diz sobre os males do mundo e do individuo emm meio a bandas que pregam justamente o contrário.
    30/03/2009 - 10:34
  • Thiago disse: _

    Sir Lord Baltimore
    "Sir Lord Baltimore é uma banda cristã???????????"

    Sim, desde a reunião, se não me engano de 2007 eles são uma banda exclusivamente cristã.
    30/03/2009 - 10:26
  • Eduardo Anselmo disse: _

    po...
    acho que cada um tem que ter direito de falar o que quiser, respeitando a opinião do próximo, não sou evangélico, católico, protestante, adventista ou qualquer coisa dessa... sou apenas cristão, e curto muito o "livro de ficção"... infelizmente para quem escreveu o texto, o cenario hoje ta tomado por bandas "cristãs"... AILD, ZAO, underoath,unearth, hopsfall, demon hunter (neo metal/metal core) e por aí vai... sinceramente acho o cenario hc um saco, os caras são separatistas, elitiscas com para de "xxx" e "venga", mas nesse ponto o metal extremo ainda tem muito a aprender, os cara não são preconceituosos por motivos de religiões e fés diferentes... pelo contrário, fazem intercambio de integrantes direto... acho que essa é uma das poucas coisas boas da cena "hc/mc", apoiemos, pois é uma postura inteligente...
    30/03/2009 - 10:25
  • Alan disse: _

    que ignorancia!!! srrsr
    cara a musica é feita pra expressar opiniões certo? então se à uma opinião do lado de jesus naum tem problema algum ser aceita. e vc vem citar o slayer de exremplo??? pqp! o slayer é a banda com mais farças hahahaha(apesar do som ser muito foda) o tom araya se diz cristão! ¬¬ e vc citam tb o lamb of god??? os caras naum tão nem aí pra religião pra vc ter uma ideia esse nome é pura ironia, pra tirar a fama de satanicos que os caras tinham... velho naum sei como vc conseguiu escrever tanta besteira, tocar em assunto tão normal e dar uma opinião tão preconceituosa, e xiita rsrsrs. e o as i lay dying que vc colocou na foto faz um som tão extremo, competente, complexo do que muitas bandas que estão aí hj... ex? o próprio slayer....espero que da próxima vez vc esteja mais preparada pra tar de assuntos desse tipo
    30/03/2009 - 10:10
  • Japa disse: _

    Jesus em tudo!!
    Mente fechada é complicado, o cara quer limitar um estilo, ritmo apenas em um determinado tema!!! Cara as músicas podem falar o que quizer!!!! É livre!!! Ou vc quer tirar a liberdade de expressão da música?? Se for, vai vai contar estrela vai!!!!
    30/03/2009 - 10:06
  • Touro Sabbatariam disse: _

    Dar a outra face
    Deus abençoe galera, Deus tem algo maravilhoso pra vcs um dia se quiser saber o verdadeiro sentido da vida me procurem. Jesus Lives!!


    Escutando - Brian Head Welch - Save-me from my Self
    30/03/2009 - 08:28
  • Paco disse: _

    Jesus é roqueiro
    Black metal é contra deus, tudo bem, cada um pensa o que quiser, como se adorar o maldito satãn não fosse religião.
    Jesus foi o primeiro revolucionario, o primeiro homen a desafiar o imperio romano, jesus criou o rock n' roll, claro que não a musica pois não existia a fender ou a gibson, mas ele criou o espirito rock n' roll.
    Eu não acredito na religião que é um dos maiores erros da humanidade, mas acredito em Deus e em Jesus Cristo, ele que me dá forças para passar cada dia de minha vida em uma boa, quandos todos te abandonam, deus estará ao seu lado, agora é facil para esses mauricinhos que tem tudo, que não precisam batalhar por nada nessa vida, falar que Deus não existe, pois ele nunca precisou dele.
    Quem faz black metal é um bando de musicos burros que não largaram a ''rebeldia adolecente''.
    30/03/2009 - 00:58
  • Jhoni disse: _

    Esses adolescentes...
    Esses adolescentes "pseudo-anti-cristo" me dão nos nervos.
    Mas parabéns, foi o texto com mais besteira que eu já li na vida! Eu acho que as pessoas fazem a música que gostam sobre o tema que elas quiserem, se você nao gosta é só nao escutar e ponto.
    30/03/2009 - 00:55
  • Zh disse: _

    ^^
    Concordo que os primórdios do rock que, derivou-se em metal, e esse, em heavy metal tem origens, de revolta (social, politica, cultural, etc...), mas o que você vai perceber é que, isso surgiu por causa de um sentimento. A musica, desde o inicio até hoje, serve como instrumento para manifestação de sentimentos, por isso, o metalcore, se encaixa dentro do contexto musical, pois é uma forme de expressão de sentimentos dos musicos.
    Também concordo que, os musicos devem respeitar seu público, assim sendo quem gosto do metal cristão, vai comparecer aos shows, e estes seram respeitados, quem nãao gosta, não vai aos shows.
    Não vou colocar em discução se Jesus é mito ou realidade, afinal, não é esse o contexto da matéria, mas posso dizer que, ver a religião como meio de manipulação de massa é algo, no minimo, muito imaturo, uma afirmação feita sem estudo, baseada provavelmente, em bordões préforjados.
    Concordo que existem pessoas que, usam a religião para manipular, mas culpar uma religião pelo erro das pessoas é o mesmo que dizer: "Platão disse que o amor é impossível", ou seja, uma afirmação infundada, baseada em conhecimentos leigos e com erro de perspectiva.
    Deus e rock pesado, acabam-se por tornar uma ótima combinação.
    Só me intristesse que existam "rockers" que manchem o nome libertário do rock com, preconceitos e doxas mal formuladas e sem embasamento.

    Abraços
    29/03/2009 - 23:31
  • Lucaz Logan disse: _

    Textinho
    Texto mais mal elaborado que ja li. Estude os fatos e volte fazer um cursinho de redação mano!
    29/03/2009 - 21:51
  • Alan disse: _

    Muito besteira em um text
    Brother eu sou cristão, mas o que vou te dizer não tem nada a ver com minha religião.

    Releia a bíblia sem preconceito e verá que cristo foi um dos caras mais revolucionários que já existiram, ele influenciou Gandhi, já ouviu falar desse? Ele influenciou Tolstoi, e esse você conhece? Ele incluenciou Marthin luther King, é acho que também não conhece!! ele influenciou grandes homens, que realmente fizeram história e revolucionaram o seu tempo.

    O problema todo nem é esse, como você pode julgar que a música é uma linguagem que só pode ser usada por rockeiros e metaleiros sem noção.

    Por acaso existe algum movimento que ainda funciona como sua na sua origem, se você falar que sim, eu até dou razão para seu texto.

    A verdade é que não existem punks mais, não existem metaleiros de verdade, e não existem pessoas 100% capitalistas ou socialistas, então como pode julgar alguém.

    A verdade é que você caiu em uma frase de Jesus
    Jogue a primeira pedra aquele que nunca pecou.

    Um abraço seu sem noção
    29/03/2009 - 20:04
  • Fabio disse: _

    Pois é
    cada coisa no seu devido lugar, Rock em um e religiao (pra quem gosta) em outro, voce acrediat mesmo em deus ou deuses?? legal! problema seu! guarda ele pra voce!
    29/03/2009 - 18:53
  • Felipe disse: _

    sem noção
    nunk vi tanta besteira junta texto sem sentido.
    29/03/2009 - 17:05
  • Equinox disse: _

    a verdade doi...
    É só ver os comentarios do pessoal ficando revoltadinho...
    o surjimento do rock sim tem a ver com "religião".. la com os escravos libertos americanos que também falavam do trabalho excessivo e da tristeza de suas vida..

    agora.. o heavy metal.. e suas derivações ja não se encaixam nem um pouco com isso...
    ao contrario.. vai contra a religião...
    no caso do "metal pesado" que teve seu inicio por 99% de culpa do Venom que tinha blasfemias saindo pelo ladrão... as pessoas na época tinham até medo de ouvir Venom..

    no caso do Tom Araya ele mesmo disse que é cristão convicto... mas cada coisa deve ficar em seu devido lugar...
    29/03/2009 - 16:08
  • Leo disse: _

    tsc tsc
    Para de falar besteira Brother...
    29/03/2009 - 15:32
  • toty disse: _

    putz
    vivemos numa sociedade moderna e o cara ainda quer retroceder no tempo com esse assunto cada um e livre pa escolher o que qer um f.... pra quem defende um rotulo cada e livre pa adora belzebu ou jc
    29/03/2009 - 15:23
  • Lukkkas disse: _

    Até que tá certo...
    Não gosto de me associar à figura dos cristãos, porque a maioria é muito estúpida e incapaz de pensar por si. Mas sou alguém espiritualista e acredito sim, nos verdadeiros valores do cristianismo, que são o amor, o desapego ao material e a caridade. O problema é que cristãos se preocupam demais com assuntos irrelevantes e querem interferir na vida particular de todos.

    O que é certo é certo. Concordo com o autor no que diz respeito à música pesada. O rock, metal e qualquer core por aí nasceu com o espírito de contestação, protesto contra as forças sociais vigentes que são, como podemos ver, falhas... é só levar em consideração a merda de sociedade em que vivemos. Todos os valores falsos caindo e flagelando a humanidade com preocupações e anseios fúteis.

    Que Jesus, Buda, Maomé, Confucio e todos os demais fiquem onde pertencem: em seu meio religioso. Música pesada é puro entretenimento.
    29/03/2009 - 15:21
  • Michel disse: _

    Se liga!
    Esse é um dos textos mais sem noção que já li, música e religião sempre andaram juntos seja qual for o estilo, alguns dos maiores músicos do rock and roll são cristãos, como negar as influencias do gospel nas músicas de Elvis Presley, como ignorar Rob Rock uma das melhores, senão a melhor música do metal na atualidade, o que dizer de bandas como Petra, Stryper, Tourniquet, Bride e tantas outras, bandas que influenciaram e influenciam músicos mundo afora, é infantilidade negar a boa influencia de rockeiros cristãos, música não combia é com drogas, suicídios idiotas, assassinatos, xingamentos e coisas desse tipo, música é paixão, é algo saudável que eleva o ser humano e coisas boas combinam e muito, não com religião, mas com Jesus Cristo, o que há de melhor no mundo do que seu exemplo e do que Ele faz por quem Nele acredita.
    29/03/2009 - 15:01
  • Cassiano disse: _

    Não faz sentido
    Quando cheguei nessa parte >>>"é essencialmente uma música que questiona, se opõe ao poder vigente, às contradições e a podridão desse poder, seja ele qual for">>> já percebi que quem escreveu esse texto não deve ter lido uma única vez a história de Jesus. Simplesmente porque ele foi (e fez) exatamente tudo isso que o Sr. Wendell atribue às características do Metalcore e do Metal. Um cara que, estando cara a cara com os homens mais poderosos da época, tem a coragem de chamá-los de "raça de víboras", ou destrói no chicote (literalmente) as barracas dos "vendedores ambulantes" que insistiam em misturar comércio e fé, essa é um cara de atitude e que tem o protesto no sangue. Isso só pra citar algumas coisas. O texto não faz sentido.
    29/03/2009 - 14:42
  • Headbanger Cristão!! disse: _

    ts...
    Olha, sinceramente Wendell, vc num serve de base. Muito do que usamos hoje em dia veio de dentro da Igreja, agora vc vem falar que música pesada não tem a ver com religião/DEUS/etc? Cara, vc não saca nada!!! Me perdoe a sinceridade!! TUDO que é criado vem do DOM que DEUS nos dá. Agora, resta-nos saber usar como convém. Falando em Slayer... Vc sabia que o Tom Araya é Católico (hipócrita, com certeza)?! Pois é, sabia também que a opinião dele sobre "God Hate Us All " é que, soa bem pois "vende bem"? Pois é, são mentes adolescentes como A SUA, que fazem umas babaquices dessas irem a diante e venderem. "Ai mamãe, eu sou revoltado!" Fala sério.... Bando de Posers!!
    29/03/2009 - 14:22
  • Josué de Oliveira disse: _

    bocejo...
    vou dormir. isso é uma palhaçada sem tamanho.
    29/03/2009 - 14:20
  • Gabriel disse: _

    .
    Concordo que bandas de que fazem rock 'de louvor' são uma grande contradição, tendo em vista que, como foi dito, o rock surgiu como constestação à sociedade conservadora e à lavagem cerebral do cristianismo (e outras).

    Ainda assim, convivo bem com bandas de metal/rock cristão e seus fãs. Particularmente em relação ao metalcore eu acho que o problema é a criatividade: nunca vi uam banda de metalcore que não seja igual a outra do mesmo gênero.
    29/03/2009 - 12:47
  • arivaldo disse: _

    liberdade de expressão
    eu acho que quem fez este texto disse muita bosta, mas as pessoas tem o direito de falar o que quer, so que na maioria das vezes as nossas verdades ou como vemos o mundo é particular nosso, e se tem banda que gosta de slayer e fala de Jesus ou Deus em seus shows, eu acho otimo, eu sou roqueiro das antigas, minha banda predileta é o black sabbath e sou um cara altamente temente a Deus e cumpro meu papel de cristão, acho amigo que vc deve somente cuidar da sua vida, pois isso que devemos fazer, um aabraço.
    29/03/2009 - 12:47
  • Anna disse: _

    mortification=opera nine?
    A resposta é sim.
    Não sou católica crente nem nd do tipo. Simplesmente abomino qualquer tipo de religião porque qualquer um tem um objetivo muito claro: te contar meias verdades e te convencer a seguir um caminho que privilegiará muitos($$) , menos você( a despeito de qualquer jesus cristo histórico). MAS como o autor bem colocou o rock e o metal já falaram de tudo. Quantas bandas de metal louvam satan, odin, exu ou sei lá mais o que. Essas letras que fazem apologia á religiões pagãs tem o mesmo papel das que fazem ás religioes cristãs e isso me parece bem óbvio. Cada um canta, vociferra ou berra o que quiser. Cabe a nós seres pensantes escolher com consciência aquilo que queremos ouvir. Pra mim as letrs do Opera IX são tão idiotizantes quanto as do, sei lá MOrtification, Oficina G3 ou enfim.
    OUtro raciocínio pra corroborar com meu argumento de que é tudo farinha do mesmo saco:O metal é contestador. Tem alguma coisa mais contestadora do que falar de Jesus dentro do metal, cujo cerne é a apologia ao capeta? Isso é uma heresia para nós metaleiros bangers thrashers. Mas Uai! Não era essa a intenção, ser sempre opositor? Pensem nisso.

    ps.: não estou querendo dizer que eu gosto dessas bandas e quero q elas existam, pra mim assim como todas as igrejas evangelicas elas deveriam sublimar da face da Terra.
    29/03/2009 - 12:34
  • Johnn Wolf disse: _

    é...
    Putz, tem dia que de noite é foda ¬¬'
    29/03/2009 - 12:23
  • Doni disse: _

    Holy Crap!
    Cara, isso que v falou não tem nada a ver.
    Estilo musical não necessariamente deve estar fundido a uma temática em suas letras. Não se prenda tanto a conceitos estabelecidos em sua mente e veja que as inovações podem fazer (e fazem) a música evoluir.
    Aliás, o tema cristão em músicas pesadas já é velho, ouça After Forever do Black Sabbath e v vai ver do que eu to falando.
    No mais, pare de achar que só porque a música é pesada ela tem que ser contestadora e contra o sistema e revolucionista, esse pensamento é deveras infantil.
    29/03/2009 - 12:22
  • Hector disse: _

    ...
    Vc já ouviu falar de underoath, believer... deixa quieto.
    29/03/2009 - 12:12
  • pedro disse: _

    calma
    eu acho que no rock há espaço para tudo para Deus e o Diabo também, entendo o comentário do autor e concordo em parte mas o rock prega a liberdade e isso é o ideal do Rock é por isso que eu gosto. Nem so por isso, esses riffs agitam minha cabeça.
    29/03/2009 - 12:10
  • xulé disse: _

    de onde vc tirou isso?
    Sir Lord Baltimore é uma banda cristã???????????
    29/03/2009 - 11:58
  • luiz disse: _

    .
    Concordo plenamente

    e Lamb of God não é metalcore
    29/03/2009 - 10:53
  • Paulo Beck disse: _

    Nossa!!
    Como essa Ju falou asneira...fico impressionado...

    Porque os caras do As I Lay Dying são milionários...vc não sabia Ju??? Eu fui no show...e eles chegaram de helicóptero...aliás...o negócio mais rentável do mundo é tocar metalcore hoje...eu tenho uma banda e já to ganhando mais de 150 mil por mês...

    Eu fui no show e não vi uma camiseta de Jesus e nem ouvi uma palavra sobre...

    É garota...vc vai longe assim...pfff
    29/03/2009 - 10:19
  • Mag disse: _

    ai ai ai
    Quanta baboseira amontoada em um pseudo texto =]

    Nunca vi alguém mais revolucionário do que Jesus Cristo.

    Vo nem falar mais nada povo mal informado sô....
    29/03/2009 - 08:32
  • D. Vokiller disse: _

    ...
    eu é que lamento por vc... haha
    28/03/2009 - 01:21
  • Junior disse: _

    Miranda...
    Volta mesmo pro whisplash
    aqui nao vai ser facil vc encontrar noticias sobre o Bon jovi,fresno e uma tela entupida de propaganda.
    26/03/2009 - 15:19
  • wendell penedo disse: _

    Oi
    Errei a nacionalidade do Marduk, obrigado pra quem lembrou.
    Ao D, Vokiller, sinto muito pelos 5 min a menos de vida, haha.

    Abraços,
    26/03/2009 - 11:26
  • Thiago disse: _

    quanto ao site.
    Quanto a falar mal do site, é tolice, realmente concordo com o comentário do Edson, a opinião é do colunista, não do site. Infelizmente algumas pessoas misturam as coisas.

    26/03/2009 - 09:49
  • Thiago disse: _

    pois é.
    E o que tem a ver ser cristão com o gosto da música pesada, são coisas totalmente diferentes fé e gosto musical, as pessoas só expressam o que querem através da música. Qual o drama nisso?

    Tem gente que fala de Política, tanto Direita quanto Esquerda no Rock.Socialistas, capitalistas, anarquistas.

    Existem artistas o povo de vaguarda, os mais simples e aqueles que são mais complicados.

    Tem ateus, agnóticos, muçulmanos, cristãos rastafaris e aqueles que tem seus próprios deuses, qual o problema do cara expressar?

    Pô, não gosta não escuta. Todo mundo diz que o rock ´pe liberdade, mas as próprias pessoas o "amarram" junto a seus ideais.

    A religião sempre foi tema dentro do Blues e do Rock e até hoje continua sendo. Esse tipo de atitude que essa música tão criticada contesta: fundamentalismos bestas, preconceitos sem motivos e ideais de contrariedades sem razão.

    Sem contar que a primeira banda que levou o nome Heavy metal, Sir Lord Baltimore é uma banda cristã. E aí, como fica a coisa?

    26/03/2009 - 09:48
  • Ju disse: _

    e_e
    Deuses, isso tudo se resume a uma coisa: dinheiro. Igreja dá dinheiro. Música dá dinheiro. Junte os dois e voilà, formula perfeita pra atrair aquela gente que gosta de música pesada mas não tem coragem de se afirmar não sendo cristão.
    26/03/2009 - 03:22
  • Edson Rocha disse: _

    p/ an?
    Esta é uma coluna e expressa a opinião do redator e não do site. Não precisa nem ter um blog, se você escreve bem pode emitir a sua opinião em forma de texto em alguma coluna aqui do Novo Metal (sem pagamento, pois isto não é um emprego ;). A ideia de uma coluna é justamente acarretar discussões, reflexões, discordâncias (ou concordâncias), e não "falar" o que todo mundo quer "ouvir". Parafraseando Voltaire: "Posso não concordar com nada do que vc diz, mas vou defender seu direito dizê-lo até a morte"
    25/03/2009 - 16:26
  • Mr Jeba disse: _

    Preconceito puro
    JC também contestou muitas coisas, frequentava casas de cobradores de impostos quando eles eram considerados impuros, disse que quem levava uma porrada não devia revidar mas sim oferecer a outra face... enfim, tudo isso foi considerado contestação dos costumes tradicionais da época.
    Associar um determinado estilo de música a somente um tipo de mensagem ou ideologia é menosprezar quem gosta de música.
    25/03/2009 - 16:12
  • Miranda disse: _

    Agora sim...
    agora sim eu percebi que este site é uma bosta...
    vou voltar pro whiplash
    25/03/2009 - 14:44
  • D. Vokiller disse: _

    Incrível...
    Perdi 5 minutos da minha vida lendo isso...
    25/03/2009 - 13:45
  • Thiago disse: _

    pois é.
    Estudem história da música e vão ver quão grande foi a ingfluência de personalidades como Mahalia Jackson, Aretha Franklin e Blind Willie Johnson no que hoje se convenciona chamar de Rock.

    25/03/2009 - 12:44
  • Thiago disse: _

    Total preconceituoso
    A coluna totalmente vazia, o Rock com certeza sempre se opõe, contestando o sistema. Se formos parar para olharmos deste angulo, veremos que Jesus seria literalmente a oposição aos valores pregados pelo sistema no dia de hoje: Individualismo, Falta de amor, obscenidade, falta de senso crítico. Estou errado? Por que o Rock pode contestar a sociedade somente em determinadas condições e não se opor a uma sociedade cética e que prega o "cada-um-por-si" e o "olho-por-olho"?

    Sabe o que estraga o metal e o rock como um todo? Fundamentalistas que não veem que o rock não passa de uma forma de expressão, assim como as pinceladas de um pintor.

    A diferença do rock para os demais ritmos é exatamente essa liberdade de se falar de tudo!

    Certamente, se essas bandas tocam esse ritmo e falam de Jesus é porque existe um público para elas, as bandas não vão abandonar suas temáticas pq meia dúzia de meninos chorões fizeram bico.

    Quanto aos "ridículos" artistas cristãos citados abaixo, boa parte dos precursores do rock e dos mais importantes astros do rock são cristãos, alguns exemplos para vocês:

    Alice Cooper
    Johnny Cash
    Dave Mustaine
    Glenn Hughes
    Reverendo Little Richard
    Elvis Presley
    Dave Mustaine
    Carlos Santana
    B.B King
    Chuck Schuldiner
    Blind Willie Johnson
    Paul Stanley
    Nicko Mcbrain

    Todos esses inclusive cantam músicas cristãs, alguns em projetos alternativos e outros em suas bandas principais.



    25/03/2009 - 12:42
  • Paulo Beck disse: _

    Não concordo
    Isso não é moda para emos. É New Wave Of American Heavy Metal...e veio para ficar pra sempre...mesmo que muitos torçam o nariz...

    Música pesada é música pesada, religião é religião...

    Não me importa o que estão berrando, e sim o quanto estão berrando!!!

    http://entropeople.wordpress.com/
    25/03/2009 - 12:33
  • Cassio disse: _

    Mais ou Menos
    Muito interessante a colocação do Wendell, poderia ser um pouco mais claro e inteligente, mas concordo essas bandas de white/gospel/católica são ridículas e quem ouve é também, são idiotas que não tem noção de como surgiu a música, o rock, o metal, não interessa se toca bem ou mal, se misturou a religião cristã é falsa, entrou em contradição com a ideologia de liberdade da música... morte ao white merda metal, morte ao unblack (bandas cristãs que enganam tolos), morte as bandas que não assumem que são cristãs enganando seus 'fãs'... e viva a música seja MPB, blues, jazz, rock 'n' roll, heavy metal, folk, samba, sertaneja, clássica, ópera..... por último gostaria de dizer que cada um é livre pra acreditar e seguir seu caminho/religião, mas tudo tem lugar/hora/pessoa certa, e certamente no palco ou em discos de heavy metal não é a hora certa pra falar de deus/jesus/maria...
    OBS: quando digo morte a esses estilos quero dizer no sentido de não apoiar festivais que tenham bandas white, não apoiar gravadoras e selos que apoiam bandas cristãs, não apoiar revistas que dão espaço para bandas gospel...
    OBS: antes que me chamem de preconceituoso e radical, não o sou... tenho muita amizade com pessoas cristãs e algumas até tocam em igrejas, respeito a vida de cada um, mas misturar isso no metal é ridículo, até por que ninguém precisa de religião pra ser uma pessoa boa, honesta e equilibrada... antes de falarem asneiras vão evoluir lendo sobre filosofia, história antiga e até mesmo história das religiões...
    25/03/2009 - 10:05
  • Whispers disse: _

    .
    falou muito e naum falou porcaria nenhuma
    ok cara
    com excessão da cagada quanto à nacionalidade do marduk
    vc tem conhecimento de metal
    to convencido
    parabens e troféu joinha
    ;)
    25/03/2009 - 04:14
  • Mike disse: _

    Cada qual com sua opinião
    Bom, esse é assunto que muito headbanger encheria páginas e mais páginas sem deixar o assunto acabar. Eu mesmo poderia fazer isso, mas não vou fazer isso dessa vez, pois já é um assunto que cerca a vida dos headbangers atualmente e tenho certeza que todos os bangers já falaram ao menos uma vez sobre o assunto.

    Obviamente, cada tem a sua opinião, mas tenho a necessidade de dizer que o cristianismo (maldito seja!) vem desde muito querendo dominar o Ocidente, ninguém pode negar isso. Já ouvi falar de um padre da Europa que "prega o white metal", coisa que me garantiu risadas por um bom tempo. Desde o seu início, o metal vem dizendo (berrando) em suas letras tudo o que a sociedade tem medo e ignora, e, o (maldito) cristianismo (que deveria ser chamado de "hipocrisianismo") faz parte disso. Essa é minha opinião. Poderia ter detalhado bem mais, mas já estou cansado de discutir sobre o assunto.
    24/03/2009 - 22:49
  • Pakato disse: _

    \m/
    só uma obs, Marduk é da Suécia...
    24/03/2009 - 17:23
  • an? disse: _

    isso é colunista?
    oo rapaziada, vou ver se essa semana crio um blog meu, pra ficar expondo as minhas opiniões quaisquer que elas sejam e ai vou tentar arrumar um emprego aqui no site, porque, perder o meu tempo lendo uma coluna ridícula como essa, onde o autor esquece completamente de analisar a qualidade ou mesmo a criatividade sonora ou lirica da banda, saí expondo sua opinião pessoal sobre quais assuntos as bandas deveriam tratar.
    Meu velho, pelo que eu entendo de música, analisando tudo que já foi feito até hoje, me parece que se destaca quem inova com criatividade ou é muito fiel ao estilo que executa, agora falar de abobrinha ou arroz? isso convém a quem tá compondo.
    Sinceramente, não consegui enchergar o seu ponto, acho que a sua opinião é extremamente preconceituosa e vazia, pra um colunista de um site como este.
    mas só lembrando; isso é o que EU penso.
    24/03/2009 - 16:05
  • Brumano disse: _

    sei lah...
    Eu num esquento o miolo se o som é do tinhoso ou de jesuis... eu prefiro fragar o som e sentir as energias...
    se vão ser positivas ou negativas... pra mim num faz diferença...


    pra mim se colocar o As i Lay Dyng e o Slayer e ambos sairem gritando no que acreditam, vai entrar num ouvido e sair noutro...

    tem tanta coisa bacana pra se falar vai falar de deus ou do capeta?
    são tudo frustrado tentando provar quem ta certo... mas ambos são ficção...

    são farinha do mesmo saco!

    doidera mesmo e o Lamb Of God que faz um som totalmente discrente, sem embasamento espiritual e mete a ripa no cristianismo...

    isso e doidera...
    24/03/2009 - 12:30
  • bangeR disse: _

    Estranho
    Eu curto bandas que falam do kapetao, de anti-cristo e tal, mas no final não expressam minhas idéias, pois sou totalmente cetico no que diz respeito à religião e afins... Na maioria das vezes nem me pergunto do que que os caras estão falando, o som tah bacana morreu maria.. Mas quando o som é religioso soa estranho, parece que num é metal, sei lá, perde a essencia. Se não me falassem talvez nem notaria e continuaria curtindo o som, mas falou que é do senhor saiu da linha. Começo à imaginar aqueles encontros em gramados para fazer cultos e no final fica os caras lá tocando... sem nexo
    24/03/2009 - 10:16
  • Dupin Morgue disse: _

    Poisé..
    Não dá pra entender a mistura de agressividade com louvação. Ainda mais porque a própria igreja fez de jesus um cara chato. Se fosse um doidão 'paz e amor', seria bem menos estranho e até aceitável
    23/03/2009 - 22:01
  • Daniel disse: _

    Discordo completamente!!!
    Discordo totalmente do autor!!! Não q eu seja cristão...até acredito e posssuo minha espiritualidade. Mas essa de ditar regras, o que pode , e o que não pode, já desvirtua totalmente a ideia de contestação de q ele tanto fala. Quem gosta de som pesado(metal em geral), gosta é da energia que esse tipo de som transmite, no puch das guitarras, ou na atmosfera que ele proporciona.

    Essa energia pode ser tanto positiva, quanto negativa. Isso pra mim é mais um preconceito vindo do metal ( o galera preconceituaosa ). Escuto dimmu borgir , quando quero entrar numa viagem sobria, obscura. E posso muito bem escutar P.O.D pra elevar o astral, pegar uma praia. Resumindo...musica é arte, é sentimento. Pode ser pura encenação teatral como o Mercyful Fate ou uma dor amor como Killswich engage, e mesmo puro ódio como slayer, testament, dentre outros. Ditar regras pra qualquer estilo musical é uma burrice sem tamanho!!! Ainda bem que bandas como metallica, black sabbath, iron maiden, não se preocuparam em seguir regras e ainda aparecerão muitas que não darão ouvidos aos que preferem o padronizado!!!
    23/03/2009 - 21:52
  • Ricardo disse: _

    ---------------------
    Muito bem. Próximo...
    23/03/2009 - 21:41


Envie seu comentário

» Faça um uso consciente desse espaço. Comentários com xingamentos, ofensas a outros participantes, propagandas ou uso abusivo de letras maiúsculas, por exemplo, serão apagados.
» Comentários com excesso de erros de português e "internetês" serão rejeitados.
Nome:
Título:
Comentário: